Situação do Mercado da Construção Civil

A pandemia do Covid-19 trouxe muitos problemas para alguns setores da economia, como o setor automotivo, alimentício, de transporte aéreo, entre outros. Mas, segundo a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios Contínua (Pnad), alguns grupos cresceram mesmo neste cenário, dentre eles, o mercado da construção civil. O setor foi o que mais gerou postos de trabalho em 2020. De acordo com o Ministério da Economia, o setor gerou 138.409 vagas formais . O ano foi o melhor em 7 anos, já que, em 2013, a construção civil gerou 207.787 novas vagas.
Mesmo gerando muitos trabalhos, o ano não deixou de ter desafios. Em 2020, um dos desafios foi o desabastecimento. O INCC-Materiais e Equipamentos, que é calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), aponta que 2020 teve a maior alta do período pós-Real. De janeiro a novembro, a alta de preços foi de 17,78%. O INCC é calculado respectivamente em sete capitais: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador e Recife.
Previsão positiva
Ainda assim, há otimismo no mercado da construção civil. Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), é prevista para 2021 uma expansão de 3,5% para a economia brasileira e 4% para a construção civil. Essa estimativa significaria o maior crescimento do setor desde 2013, já que naquele ano a expansão foi de 4,5%.
Além disso, também se aguarda uma retratação de 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB). Em 2020, houve uma queda de 4,41% no índice. Em uma coletiva online, José Carlos Martins, presidente da CBIC, colocou que com a previsão do PIB cerca de 150 mil novas vagas de trabalho sejam abertas.
Na visão de Martins, programas de concessões precisam de atenção no Poder Executivo Federal e no Congresso Nacional. A sanção da Lei 13.786/208, chamada Lei do Distrato Imobiliário, assim como o Novo Marco do Saneamento e o lançamento do programa Casa Verde Amarela também contribuem para um positivo cenário em 2021.
Segundo a Sondagem da Indústria da Construção, os empresários do setor possuem expectativas positivas em relação aos primeiros seis meses de 2021. Com isso, estima-se que haja um aumento do nível de atividade e um maior número de lançamentos de novos empreendimentos, assim como serviços.
Essas informações só impulsionam nosso desejo de continuar com o trabalho da Nunes Locadora. Ainda que os desafios estejam presentes, lembremos que nunca foi fácil. A questão é que as previsões são positivas. Continuemos trabalhando para que o cenário da construção civil se expanda.